LEVE CONSULTORIA E GESTÃO DE PROJETOS

HERCULANO INDICA MOSTRA BRASIL JUNINO PARA RECEBER EMENDA DE R$ 5 MILHÕES
25 de outubro de 2017
NOVA FRIBURGO CVB REALIZA REUNIÃO COM ASSOCIADOS
27 de outubro de 2017

Aconteceu no último dia 18 de outubro o lançamento da Empresa Júnior LEVE CONSULTORIA E GESTÃO DE EVENTOS. O evento aconteceu na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, com diversas entidades do turismo presentes. O Brasil Convention & Visitors Bureau. que mantém um Convênio com a UFF de âmbito Nacional, esteve presente prestigiando esta iniciativa da academia que muito poderá contribuir para os alunos, professores e empresários do setor informando as necessidades do segmento aos empresários Juniores que deverão desenvolver estratégias e ações com foco no mercado, nas novas ferramentas tecnológicas e principalmente nas pessoas envolvidas, como os executivos, trabalhadores de toda cadeia produtiva e principalmente, o turista que nos escolhe como destino de suas viagens. Representante dos CVBx do Estado do RJ, a Federação de CVBx do RJ esteve presente com a Presidência e Diretoria de Novos Negócios.

 A UFF se consagra como a Universidade de vanguarda do turismo Nacional, desenvolvendo ferramentas transformadoras do conhecimento com o  lançamento desta empresa junior, com os convênios de MBA realizados com entidades do setor, Mestrados e Doutorados, com os inventários de oferta turística, com o Observatório de Turismo, com a TECTUR, uma inovação em ciência e tecnologia a serviço dos dos diversos segmentos interessados no desenvolvimento do turismo nacional e diversos outros cursos. Além destes serviços de formação acadêmica a UFF mantém cursos com Universidades Estrangeiras como a Universidade de Aveiros – UA em Portugal.

Bacharelado em Turismo

O curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense foi criado em dezembro de 2003, através da Resolução CEP/UFF nº 30/2003. A primeira turma foi aprovada no vestibular de 2003 e, iniciou suas atividades em março de 2003, nas instalações da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, campus do Valonguinho. 

Após o reconhecimento do curso pelo MEC, em 2007, o currículo foi reavaliado e reestruturado para atender às necessidades mais atuais da formação do profissional de turismo. O novo currículo foi aprovado pelo CEP/UFF no final de 2007, mantendo a estrutura curricular em 8 (oito) períodos, com a carga horária total de 3.450 horas, das quais 300 horas são destinadas ao estágio profissional supervisionado e 300 horas para as atividades complementares de pesquisa, extensão, participação em congressos e eventos, apresentação de artigos científicos, etc.

Em 2016 o currículo do curso de Turismo sofreu outra alteração. Atualmente nosso curso conta com uma carga horária total de 2.990 horas, divididas entre diversas atividades como disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas, estágio profissional supervisionado e atividades complementares.

Pós Graduação

 Sendo o turismo um dos mais extraordinários fenômenos sociais contemporâneos e uma das atividades econômicas que mais cresce e gera empregos no mundo, o Departamento de Turismo vem se estruturando para atender à necessidade da formação continuada dos profissionais do setor, visando à qualificação de excelência  para a atuação tanto no mercado turístico quanto na pesquisa acadêmica na área. Para isso, desenvolveu dois projetos de pós-graduação voltados para os diferentes perfis de atuação no turismo:

Pós-graduação lato sensu 

No ano de 2010 foi criado o curso de MBA na área de Gestão de Serviços, com ênfase em Turismo, Hotelaria e Eventos, atendendo a uma demanda de egressos dos cursos de Turismo e Hotelaria, além de profissionais de diferentes áreas de formação que atuam ou têm interesse em atuar no mercado de serviços. 

Pós-graduação stricto sensu 

O curso de  Mestrado, oferecido pelo Programa de Pós-graduação em Turismo PPGTUR-UFF, é composto por um corpo docente com formação diversificada (Turismo, Administração, Economia, Geografia, História, Arquitetura, Ciências Sociais, Museologia, Engenharia, etc.), caracterizando-se como uma equipe multidisciplinar, em conformidade às características da área de turismo. A equipe de docentes e pesquisadores com suas distintas formações atuam no desenvolvimento de projetos e pesquisas, assim como em atividades profissionais na área do turismo, focando principalmente o estado do Rio de Janeiro e a Região Sudeste. 

A excelência do corpo docente que integra o Programa e o alto nível da infraestrutura e das instalações que são ofertadas no Curso de  Mestrado em Turismo, propiciará com que o PPGTUR-UFF se consolide como referência em pesquisa e ensino de pós-graduação em turismo no Brasil.  

Atualmente o departamento de Turismo conta com 12 projetos solicitando bolsas junto à Pró-reitoria de extensão. São eles:

1.  Livro comemorativo dos 10 anos do curso de turismo da Universidade Federal Fluminense – planejamento, redação, revisão e editoração – COORDENADORA: Ana Paula Garcia Spolon

2.    Turismologia na escola – COORDENADOR: Bernardo Lazary Cheibub

3.   Guia Geoturístico Interpretativo do Estado do Rio de Janeiro – COORDENADORA: Cláudia Corrêa de Almeida Moraes

4.   Motivação e Expectativas a respeito dos Cursos de Turismo e Hotelaria – COORDENADORA: Erly Maria de Carvalho e Silva

5.    A atratividade turística nas favelas pacificadas do Rio de Janeiro – COORDENADORA: Manoela Carrillo Valduga

6.    Inventário Turístico de Niterói, RJ. – COORDENADORA: Manoela Carrillo Valduga

7.    Capacitando para o policiamento em áreas turísticas – COORDENADOR: Marcello de Barros Tomé Machado

8.    Turismo, mobilidade e inclusão social – COORDENADOR: Marcello de Barros Tomé Machado

9.    Ciclo de Palestras – COORDENADORA: Telma Lasmar Gonçalves

10.   Laboratório de Eventos do Departamento de Turismo – LEVE – COORDENADORA: Telma Lasmar Gonçalves

11.   Visitas e viagens Técnicas do Curso de Turismo – COORDENADORA: Telma Lasmar Gonçalves

12.  Comemorações dos 10 anos do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense – COORDENADORA: Valeria Lima Guimarães

Da esquerda para direita, Professor João Evangelista da UFF, Presidente do Brasil CVB Márcio Santiago, Presidente da LEVE Leandra Nicolau, Presidente da Federação de CVBx do RJ Marco Navega, Diretor de Novos Negócios da FCVB-RJ e Presidente do Itaboraí CVB Vinicius Cardoso e Vice Presidente da TURISRIO e Presidente do Conselho de Turismo da OAB-RJ Hamilton Vasconcelos

 

Confraternização dos integrantes da Empresa Júnior LEVE com convidados e professores

Os comentários estão encerrados.