MARICÁ VAI DEBATER A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PROFISSIONAL NA ORGANIZAÇÃO E PROMOÇÃO DO TURISMO

15° RIO DAS OSTRAS JAZZ & BLUES FESTIVAL
17 de maio de 2018
FESTIVAL DE VINHOS – WINE & TOUR – VAI ACONTECER ENTRE OS DIAS 15 E 17 DE JUNHO
2 de junho de 2018

Seminário empresarial receberá profissionais renomados do setor de turismo de várias partes do país no próximo dia 29 de maio.

O município de Maricá será sede de um importante evento no setor de turismo, e que terá como objetivo principal promover a integração do poder público e a iniciativa privada no que se refere à organização da oferta turística, promoção do destino e o calendário profissional de eventos.

A realização do 1º Seminário Empresarial de Turismo de Maricá busca a atualização do setor empresarial do município e a disseminação da informação aos agentes e prestadores de serviços, como: hotéis, pousadas, restaurantes, atrativos turísticos, artesãos, taxistas, etc onde informações importantes serão apresentadas ao público presente.

Através de painéis desenvolvidos por renomados profissionais dos setores de hotelaria, gastronomia, eventos e turismo do país, os participantes poderão entender o funcionamento da cadeia produtiva do turismo. Nesse sentido, a Prefeitura de Maricá espera gerar novas oportunidades de negócios, em função dos vários investimentos programados para a cidade, nos próximos anos.

Além de propor estratégias para a promoção do destino turístico, o evento pretende evidenciar aos atores, públicos e privados, como o turismo vem se desenvolvendo como atividade de ponta na geração de emprego e renda para muitos segmentos empresariais envolvidos no setor.

O Seminário Empresarial de Turismo será realizado no Cine Teatro Henfil, no dia 29 de maio, de 9h as 17h. O evento integra o início de um trabalho de planejamento estratégico do turismo da cidade, que será desenvolvido entre a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Turismo e CODEMAR e a FC&VB-RJ – Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro.

A FC&VB-RJ é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada em 2006, com âmbito em todo o estado do Rio de Janeiro. A base do seu trabalho é de promover os diversos destinos turísticos do estado através de projetos sustentáveis, visando oferecer apoio técnico aos associados e parceiros estratégicos.

A proposta do Seminário é de apresentar painéis técnicos com palestrantes que já desenvolvem projetos de promoção, comercialização, roterização e organização da oferta de destinos turísticos. Após o seminário terá início um amplo trabalho que visa criar mecanismos e estratégias que possibilitem um aumento gradual no fluxo de turistas para o município de Maricá, observando as condicionantes de crescimento e desenvolvimento econômico projetados, com base nos procedimentos regulatórios para o desenvolvimento sustentável.

Após a implantação de todas as etapas, espera-se um aumento na geração de renda, fomento ao empreendedorismo local e a possibilidade de novas oportunidades aos empresários e empreendedores. Além do incremento de receita para o município, através do turismo, o projeto pretende desenvolver a imagem de Maricá como um município que pensa o turismo de longo prazo, tendo para isso os empresários da cidade como parceiros no planejamento e nas ações que serão propostas.

Apóiam a realização do seminário a CDL e a Associação Comercial de Maricá que também integram a base de todo o planejamento a ser desenvolvido pela FC&VB-RJ. O evento é destinado ao seguinte público alvo: gestores públicos e privados, empresário do setor de hotelaria, gastronomia, serviços, comércio, artesanato, transporte e a cadeia produtiva do segmento do turismo.

As inscrições são gratuitas, porém limitadas, e podem ser feitas através do site www.fcvbrj.org.br. Informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2580-5500 ou pelo e-mail projetos@fcvbrj.org.br

Programação:

8h – Recepção e credenciamento – café da manhã

9h – Cerimônia de abertura

–  José Orlando de Azevedo Dias – Presidente da CODEMAR

–  Marco Antônio Navega – Presidente da FC&VB-RJ

–  Paulo Cesar dos Santos – Presidente da CDL – Maricá

–  Jorge Luiz Braga – Pres. da Associação Comercial de Maricá

–  Robson Dutra – Secretário de Turismo de Maricá

– Aldair Nunes Elias – Presidente da Câmara Municipal de Maricá

– José Hamilton Vasconcelos – Vice Presidente da TURISRIO

– Deputada Estadual Zeidan – Comissão de Turismo da ALERJ

– Fabiano Horta – Prefeito de Maricá

9h40 – Painel 1) Palestra de abertura: A importância do turismo como      agente de desenvolvimento local

Palestrante:

Bayard do Coutto Boiteux – Especialista em Turismo – Vice-Presidente Executivo da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, Presidente do Site Consultoria em Turismo – Gerente de Turismo do Preservale – Diretor Geral do Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo do RJ e Professor Universitário.

10h30 – Painel 2) Ações de governo – Prefeitura de Maricá –

1º tema –  Secretaria de Trabalho

  • Projeto de capacitação de mão de obra em Maricá
  • Balcão SINE – Formas de apoio aos empreendedores locais
  • Parceria Prefeitura de Maricá / DIEESE – Observatório do trabalho

2º tema –  CODEMAR / Secretaria de Des.  Econômico

  • Projeto de qualificação empresarial
  • Instalação da Sala do Empreendedor / Lei Geral das MPEs
  • Projetos de infraestrutura em curso e previstos
  • Aeroporto – demandas coorporativas em beneficio do turismo

3º tema – Secretaria de Turismo

  • Projetos estruturantes – sinalização turística – melhorias de acessos – etc
  • Planejamento de eventos: Apresentação do calendário oficial 2018/2019
  • Projeto Turismo de Base Comunitária – Secretaria de Economia Solidária

12h – Intervalo para almoço:

13h – Painel 3) “Desenvolvimento de um destino turístico através do trabalho conjunto público/privado.”

Moderador: Marco Antônio Navega – Presidente da FC&VB-RJ – Presidente da Federação de Conventions & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro.

Palestrante:

Alexandre Sampaio – Empresário – Diretor do Grupo Hoteleiro Copa Sul – Presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC – Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo – Presidente da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação.

14h – Painel 4) “Formatação de produtos e roteiros turísticos e o planejamento de ações para a geração de negócios e oportunidades para o setor: turismo rural – turismo religioso – turismo corporativo – eco turismo – turismo gastronômico.”

Moderador: Ézio Tavares – Coordenador de Turismo Rural – Federação de Conventions & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro e Presidente do COMGETURA – Comitê Gestor de Turismo Rural, de Esportes, de Aventura, Cultural e Agro Industrial do Estado do Rio de Janeiro

Palestrantes:

José Fernandes Franco – Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP de Piracicaba/SP – Especialista em turismo rural – 25 anos operando nos segmentos de (Turismo Rural, Educacional, Ecoturismo, Negócios e Eventos, Aventura e Social) –  Vice-presidente da ABIH/SP, membro do COMTUR – Socorro e da ABRATURR-SP.

Marco Grillo – Vereador do município de Venda Nova do Imigrante/ES – Graduado em Administração com especialização em gestão pública com ênfase em turismo pela Univênito e Instituto Federal do Espírito Santo. Ex-Secretário de Turismo de Venda Nova do Imigrante/ES –  Fundador do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureaux – Especialista em Turismo Rural.

15h – Painel 3) “Calendário fixo de eventos como forma de impulsionar fluxo de turistas.”

Moderador: Welton Campello – Sub Secretário de Turismo da Prefeitura Municipal de Maricá

Palestrante:

Thaís de Oliveira Lima – Presidente do Juiz de Fora Convention & Visitors Bureaux – Minas Gerais – Diretora da Vila Brasil Turismo e Eventos – Turismóloga – Mestrando em Turismo pela UFF – Universidade Federal Fluminense – Professora Universitária do núcleo de EAD da UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

15h30 – Intervalo para coffe break

 15h45 – Painel 4) “Comercialização do destino Maricá – Campanha promocional / Formação de preços de pacotes e formas de comercialização on-line.”

Moderador: José Alexandre Almeida – Coordenador de Projetos – Federação de Conventions & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro

Cícero Ramos Peralta   – Turismólogo, pós graduado em gerenciamento de micro e pequenas empresas, empresário no segmento de meios de hospedagens e agenciamento de viagens –  Presidente da Associação Bonitense de Hotelaria – ABH e Presidente do COMTUR / Conselho Municipal de Turismo de Bonito / MS.

Débora Reis – Gerente Comercial da PDX Gestão e Estratégia – Empresa com 24 anos no mercado de consultoria de negócios, desenvolvimento de soluções em sistemas gerenciais e estratégicos.

17h – Cerimônia de encerramento.

Os comentários estão encerrados.