Olimpíadas Rio 2016 Transformar o turismo do estado do RJ através do esporte

São Paulo será a sede do 7° Congresso Brasileiro de CVBx
28 de setembro de 2014
42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo 2014
7 de outubro de 2014

rio2016O maior desafio da rede de Conventions & Visitors Bureaux do Rio de Janeiro, composta pelos CVBx de Angra dos Reis, Paraty, Rio de Janeiro, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes, Macaé, Rio das Ostras, Cabo Frio e Armação dos Búzios, através das mais de 1170 empresas associadas, são os eventos que teremos nos próximos anos em todo Estado, entre eles a Olimpíada Rio 2016. Precisamos construir uma linha de trabalho destinada a superar eventuais dificuldades e maximizar oportunidades de negócios, reunir conhecimento, informações e vencer as barreiras que são capazes de comprometer resultados. Vale para o ano de 2016 que se aproxima e serviu para o ano de 2014 que termina. É uma orientação atual e sempre válida para os que trabalham profissionalmente nesse rentável braço do turismo.
Evidentemente que este ano somará uma característica política, portanto atípica ao segmento, que é o pleito destinado a escolha do novo Presidente da República e os novos Governadores. Momento maravilhoso para o setor de eventos, na medida em que temos a responsabilidade de trabalhar para o sucesso das Olimpíadas em 2016, o que não é pouco se levarmos em conta que se trata do maior evento desportivo do Planeta. Dependemos de promoção, de articulação, de planejamento, mas, essencialmente, precisamos tirar proveito das potencialidades do Rio de Janeiro e do Brasil, principalmente depois de uma Copa do Mundo, onde aprendemos o que deu certo e o que precisa melhorar. Iremos estudar as variadas informações sobre competições esportivas realizadas em outros países, escolher estratégias capazes de conduzir ao sucesso do que será planejado, copiar o que deu certo em Londres e interiorizar o desejo da visita pelos turistas que irão vir ao nosso País, em particular ao Rio.
Desta forma conseguiremos o compromisso de todos em torno desse trabalho, para o qual, com toda certeza, será necessário contar com investimentos em promoção e ainda mais em infra – estrutura.
De olho na necessidade de planejar na direção do êxito, temos que tratar da qualificação da mão de obra, do treinamento de pessoas, mobilizar as instituições através dos mais variados segmentos para cobrar investimentos oficiais e, principalmente, da iniciativa privada. Ter certeza das nossas potencialidades e, também, das nossas fragilidades, pois só assim poderemos vencê-las.
A Federação de CVBx do Estado do RJFCVB-RJ, esta iniciando neste mês de Setembro um Curso de Extensão em Gestão de Turismo, que vale para os setores públicos e privados, que terá seu término em março de 2016, próximo ao grande evento. Esperamos nivelar o conhecimento deste maravilhoso mundo de eventos em nossos onze CVBx associados em todo estado, nas cidades onde serão realizados os treinamentos. Ao final do Curso, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, parceira neste projeto da FCVB-RJ, estará outorgando o Diploma de Conclusão aos diversos participantes de todo Estado.

Marco Navega -Presidente da FCVB-RJ

Os comentários estão encerrados.