PRAIA DE CHARITAS GANHA ILHAS VERDES

CABO FRIO GANHA HOTEL MODERNO E LANÇA O DESTINO COSTA DO PERÓ
10 de fevereiro de 2018
MOTOCICLISTAS MOVIMENTAM A ECONOMIA FLUMINENSE
13 de março de 2018

Um bolsão de pitangueiras vai dar um novo colorido na orla de Charitas, em Niterói. Vinte e cinco mudas da espécie, características de zonas costeiras, foram plantadas pela Secretaria de Conservação de Niterói ao lado do elevador da garagem subterrânea. As pitangueiras vão se juntar a um jardim de ipomeas (plantas fixadoras de restinga) que nasceram naturalmente no local e serão preservadas com uma cerca natural formadas pelas pitangueiras, que atraem pássaros.

A nova área verde faz parte do projeto de criação de 32 bolsões de espécies típicas de zonas costeiras na orla de Charitas. Dois bolsões de pitangueiras já foram criados nos canteiros que ficam na saída do túnel e uma de juremas (espécie rara) ocupa uma área próxima a estação aquaviária, entre a Avenida Silvio Picanço e o mar.

— As ilhas de forrageiras (pitanga, caju, araçá e outras espécies) na Praia de Charitas serão oásis ao ambiente de restinga – disse a Secretária de Conservação, Dayse Monassa.

O bolsão de pitangueiras fica numa área que foi degradada ao longo dos anos. Com apoio da concessionária Águas de Niterói, o jardim de ipomeas foi recomposto junto ao quiosque 13, no local do antigo campo de futebol:

— O projeto da prefeitura prevê 32 bolsões verdes em Charitas. O trabalho tem que ser setorizado porque não é possível fechar toda a orla, devido aos acessos ao mar e a contemplação da bela vista da Baía de Guanabara – explicou o biólogo Alexandre Moraes, que coordena o projeto.

Um dos integrantes da União dos Síndicos de Charitas (USC), Leonardo Fonte disse que os moradores pediram à prefeitura, através da secretária Dayse Monassa, ações para ampliar as áreas verdes ao longo da orla de Charitas.

— Esperamos que os proprietários de quiosques e os banhistas ajudem a preservar as ilhas verdes, que criam um ambiente super agradável na orla de Charitas, que aguarda o projeto de revitalização anunciado pelo prefeito Rodrigo Neves – lembrou Fonte.

Os comentários estão encerrados.