PRAIA DO PERÓ TERÁ GRANDE MUTIRÃO DE LIMPEZA SÁBADO

REPENSAR MACAÉ – PROJETO APRESENTA AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DA CIDADE E REGIÃO
21 de junho de 2018
FC&VB-RJ PROVOCA REUNIÃO EM BRASÍLIA SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA DO INTERIOR DO ESTADO DO RJ
28 de junho de 2018

Uma ação voluntária por um mundo melhor. Neste sábado, das 9 às 12, centenas de pessoas, inclusive estudantes, vão fazer uma limpeza num trecho de três dos 7,2 quilômetros da Praia do Peró, em Cabo Frio, neste sábado, das 9 às 12h. Os voluntários, de todas as idades, vão participar do Dia dos Mares Limpos, idealizado pela ONU Ambiental, na luta mundial para tirar o lixo, principalmente os plásticos, dos oceanos. A Praia do Peró, devido à sua riqueza ambiental, é candidata à Bandeira Azul – selo internacional de qualidade de praias. A previsão é de tempo bom no sábado.

A limpeza vai mobilizar centenas de esportistas, moradores, veranistas e ambientalistas. Será feita na areia, na restinga, nas trilhas e no mar – onde o lixo será recolhido por atletas de canos havaianas e por mergulhadores, que vão garimpar o lixo subaquático. No monomotor “Mico-Leão Voador”, o ambientalista Ernesto Galiotto dará rasantes na praia em defesa da Bandeira Azul.

Dezenas de voluntários, principalmente estudantes, vão recolher o lixo encontrado nas trilhas da restinga do Peró, entre área urbana e a Praia das Conchas, trecho selecionado para receber a Bandeira Azul. Todo o lixo coletado será separado e cadastrado por pesquisadores. Ciclistas farão um passeio pelas ruas do Peró, com largada e chegada na praia.

— Além de estimular o turismo de qualidade, a Bandeira Azul vai garantir a condição perene, com preservação permanente, do trecho beneficiado pelo certificado internacional. E servir de modelo de educação ambiental para as demais praias da Região dos Lagos – previu o ambientalista Arnaldo Vila Nova, um dos mais respeitados do estado, que é presidente da ONG Viva Lagoa.

Durante o evento, o Movimento Amigos do Peró, formado por defensores do ordenamento e da preservação da Orla do Peró, vão reiterar a defesa do projeto junto ao futuro prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno. O Convention Bureau (CB) de Cabo Frio (entidade que reúne a cadeia produtiva do turismo) garantiu todo apoio ao evento de sábado:

— A Bandeira Azul no Peró é muito importante para Cabo Frio. Ganhar este selo é importante porque o turismo internacional sabe o que ele significa. Vai alavancar o turismo de Cabo Frio. Por isso o CB apoia integralmente este projeto – afirmou a presidente Maria Inês Oliveiros.

Ex-secretário de Meio Ambiente de Búzios, o engenheiro Marcelo Haddad disse que a Praia do Peró tem todos os requisitos para conquistar o selo internacional:

— Existem praias belíssimas no mundo, mas poucas ou nenhuma que tenha7,2 quilômetros de extensão sem qualquer resquício de poluição. O Peró não possui, sequer, contribuição de águas pluviais que possa sujar suas águas cristalinas. É uma grande joia ambiental – afirmou Haddad.

O QG do Dia dos Mares Limpos será nas tendas ao lado do Posto do GMAR (Salva-Vidas) no Peró. Os Amigos do Peró vão se concentrar numa tenda no calçadão. Haverá uma base de apoio perto da Cabana do Pescador, onde os estudantes poderão fazer passeios nas canoas havaianas na area abrigada.

MT: 18146/RJ

Os comentários estão encerrados.