REPENSAR MACAÉ – PROJETO APRESENTA AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DA CIDADE E REGIÃO

RIO TERÁ FESTIVAL DE ROCK NO TERREIRÃO DO SAMBA
21 de junho de 2018
PRAIA DO PERÓ TERÁ GRANDE MUTIRÃO DE LIMPEZA SÁBADO
27 de junho de 2018

Buscando reestruturar a economia da Capital do Petróleo, em uma ação inédita de união da sociedade civil, foi organizado o Repensar Macaé, que após o fechamento do primeiro ciclo de encontros, apresentou o resultado final do projeto, com etapas de ações a serem executadas em curto, médio e longo prazo. O evento aconteceu na noite de quarta-feira (20) e contou com a presença de mais de 200 pessoas.

Segundo os organizadores o ponto principal do projeto é diversificar as atividades econômicas na cidade, para que Macaé não seja mais refém do setor petroleiro, visto suas oscilações no mercado.

Ao todo são dez segmentos que serão trabalhados, sendo que o Turismo o mais citado, seguido de Infraestrutura, Atração de Investimento, Educação e Esporte, Gestão Pública, Transporte e Mobilidade Urbana, Tecnologia, Sustentabilidade, Segurança Pública e Agronegócio. Em cada um destes tópicos contém ações segregadas que precisam ser desenvolvidas, seja pelo setor privado ou público.

O empresário do setor hoteleiro, Bruno Azevedo, viu com entusiasmo a ação e o interesse do morador de participar da retomada do desenvolvimento da cidade. “Tem muita gente querendo essa mudança, buscando saídas para que Macaé volte a crescer e entendendo que o potencial turístico pode e deve ser trabalhado em prol deste crescimento econômico”, disse animado.

Já Ziney Dias Marques, consultor empresarial, falou da importância da união da sociedade para atuar junto com ao poder público. “Estamos acostumados ver atitudes como esta em países de primeiro mundo, ou em outros estados, e esta parceria público-privado, pode gerar um desenvolvimento sustentável que beneficia toda uma região”, disse.

De acordo com os organizadores essa é a hora de iniciar a execução das etapas e buscar agendar reuniões com os setores públicos, sejam eles em esfera municipal, estadual ou federal. Da mesma forma que cada instituição já assumiu suas funções nos diversos seguimentos. Todo cidadão caso tenha interesse em contribuir com as atividades, pode entrar em contato através do e-mail repensarmacae@gmail.com.

O Repensar Macaé foi lançado no final de março deste ano e é organizado pela união das instituições: Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Conselho Municipal da FIRJAN, Macaé Convention & Visitors Bureau, RedePetro-BC, International Association of Driling Contractors (IADC), SEBRAE, Associação Macaense de Contabilistas (AMACON) e Society of Petroleum Engineers (SPE).

 

Os comentários estão encerrados.