FC&VB-RJ - Federação de Convention e Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro

Notícias

Diminuir texto
Aumentar texto
Enviar e-mail
Imprimir página

Confederação Brasileira de Convention Bureaux inicia a sensibilização nacional sobre captação da room-tax facultativa com o Ministro de Estado Edison Lobão



 
No último dia 25/03/2010 as 16:00h o Presidente do São Luiz CVB Nan Souza promoveu um encontro entre a CBCVB, a FCVB-RJ, a FCVB-SP e o Macaé CVB ocorrido no Ministério de Minas e Energia com o Exmo. Ministro de Estado Edison Lobão tendo como pauta o pedido de apoio do MME-Ministério de Minas e Energia quanto a sensibilização das empresas de energia Brasileiras autorizarem a captação da room-tax facultativa ou contribuição para o Turismo nos diversos destinos brasileiros, assim como ocorre no restante do Mundo, o que ainda não acontece por decisões corporativas adotadas pelas próprias, influenciando até mesmo empresas multinacionais que em outros países contribuem com valores mais elevados do que os praticados hoje no Brasil.

 

 

O Presidente Nan Souza apresentou o Exmo. Ministro a todos os participantes da reunião e vice versa, agradecendo inicialmente pela recepção do grupo pelo Ministro e destacando que o assunto da pauta da reunião era de interesse nacional e de importância estratégica para todos os CVBs do Brasil, inclusive o de São Luiz que em breve terá uma Refinaria de Petróleo em funcionamento em sua cidade.

 

O Presidente da CBCVB Luiz Moreira iniciou a reunião traçando um breve relato do sistema brasileiro de CVBx, hoje com mais de cento e vinte CVBs filiados em doze Federações e da importância do setor para a economia Brasileira, principalmente nos destinos onde os CVBs atuam. Traçou um comparativo entre o consumo dos diversos tipos de energia que são consumidos durante as feiras, nas viagens e nos congressos e eventos realizados pelo trade turístico e se os recursos captados pela room-tax estivessem sendo realizados pela totalidade dos meios de hospedagem, poderiam estar gerando maior consumo de energia com conseqüente aumento de empregos e de impostos. Demonstrou com palavras e números a preocupação quanto ao não recolhimento da room-tax principalmente nos destinos onde estão as empresas Brasileiras de energia, destinos que necessitam destes recursos para darem continuidade nos trabalhos realizados de promoção, divulgação e captação de eventos.

 

Em seguida o Presidente do Macaé CVB Marco Navega entregou ao Exmo. Ministro o oficio de pedido de apoio nº 023-2009/2010 e um dossiê comprovando os fatos apresentados e as informações que servirão para nortear as futuras reuniões e ações a serem desenvolvidas entre o Ministério de Minas e Energia, as empresas de energia Brasileiras e toda a rede Brasileira de CVBs. Relatou que modernas ferramentas de gestão do turismo foram testadas em todo mundo, e a contribuição para o turismo ou room-tax facultativa é uma delas, produziram resultados que colocam outros Países na dianteira do mercado de turismo Mundial, seja corporativo ou não. Não podemos deixar este setor no Brasil dependente somente de recursos públicos, precisamos acompanhar a modernidade urgente.

 

O Presidente da FCVB-SP Marcio Santiago aproveitou para reiterar que este momento será lembrado como o inicio de entendimentos público e privado, pois um Ministro de Estado recebeu a CBCVB e encaminhou ao seu corpo técnico o Oficio para que sejam realizadas as necessárias reuniões de continuidade.

 

Finalizando a reunião o Exmo. Ministro Edison Lobão esclareceu algumas dúvidas com o Presidente Luiz Moreira e com os demais participantes e demonstrou solidariedade e preocupação pelo pedido de apoio solicitado, registrou que o Oficio, depois de lido pelo mesmo, será entregue ao Sr. Marco Antônio Martins Almeida, Secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do MME, para daí em diante ser acompanhado por todos os interessados em encontros que deverão acontecer em breve.

 

Em seguida os presentes registraram a reunião com fotos e com a troca de materiais de divulgação dos CVBs Brasileiros, primeiro com o Presidente Luiz Moreira presenteando o Ministro com um Show Case Nacional e o Presidente da Macaé CVB Marco Navega com um Show Case da Federação de CVBx do RJ e diversos materiais de promoção turística do Macaé CVB.

 

Também estiveram presentes no encontro os Srs. Leonardo Anderson Vice Presidente do Macaé CVB e o Sr. Ricardo de Paula Monteiro, Assessor Especial do Gabinete do Ministro.

 

 

Fonte: Ascom Macaé CVB


Data: 29/03/2010
Fonte: ascom macaecvb
Voltar

Rua Guilhermina Guinle, 272, 6º andar

Bairro Botafogo - CEP 22270-060 - Rio de Janeiro - RJ

Tel.: + 55 (21) 2266-9750 Fax: + 55 (21) 2286-7272

E-mail: fcvbrj@fcvbrj.org.br