CASTELO MEDIEVAL EM PETRÓPOLIS SERÁ TRANSFORMADO EM COMPLEXO CULTURAL E REABRE EM 2027

Em 13 de fevereiro de 2026

Um castelo de inspiração medieval localizado em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, será reaberto ao público em 2027 como um novo complexo cultural. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Megadiverso Instituto Cultural e o Museu Histórico Ferreira da Cunha, que pretende marcar a reinauguração no ano em que a instituição completa 70 anos, fundada em 1957. As informações são da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

 

Mais do que retomar a visitação, o projeto prevê uma ampla reestruturação do espaço. A proposta inclui uma nova narrativa curatorial, programação cultural recorrente e a criação de serviços como restaurante, café e loja temática. A ideia é transformar o castelo em um ambiente de permanência, conectando patrimônio histórico a experiências culturais contemporâneas.

 

A iniciativa é liderada por Marina Piquet, diretora-geral do Megadiverso, ao lado de Francisco Kronemberger, diretor de negócios, e da curadora Laura Rago. O plano também contempla a adaptação do espaço para eventos privados e abertos ao público, como feiras, ativações culturais e apresentações musicais, estratégia pensada para diversificar receitas e garantir a sustentabilidade do projeto.

 

Atualmente em fase de implantação, o museu reúne mais de 3 mil peças tombadas pelo Iphan. O acervo começou a ser formado ainda na infância do fundador, o médico e museólogo Sérgio Ferreira da Cunha. Com o novo projeto, a proposta é reposicionar o museu como um polo cultural integrado, unindo preservação, educação e programação artística em um único complexo.