
A Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ), em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ), realizou nesta última semana (23), uma reunião estratégica com foco na promoção turística entre Geórgia e o estado do Rio de Janeiro.
O encontro, que contou com a presença do Embaixador da Geórgia no Brasil, Zurab Mchedlishvili, teve como objetivo traçar a criação de um plano estratégico de promoção turística conjunta entre o Rio de Janeiro e a Geórgia. Este país, situado na região do Cáucaso, é conhecido por sua rica história, cultura única, paisagens montanhosas deslumbrantes e vinícolas renomadas, representando um mercado emissor e receptor de alto potencial.
"Esta reunião com a embaixada da Geórgia, em parceria com a Setur-RJ, é um passo fundamental para estreitarmos laços e abrirmos um novo e promissor corredor turístico. A futura rota aérea Rio-Istambul é o catalisador que nos permite olhar para o futuro com otimismo. Nosso foco está na rica troca turística e cultural que essa parceria irá gerar, com o potencial da Geórgia promover eventos aqui no Estado do Rio e o Rio de Janeiro estar mais presente na Geórgia, impulsionando a economia de ambos os lados e consolidando o Rio como um hub estratégico.", afirma Guilherme Abreu, Presidente da FC&VB-RJ.

O Impacto da Conectividade e a Ponte de Istambul
A importância desta parceria é amplificada pela iminente inauguração do voo direto Rio de Janeiro-Istambul. Istambul, uma metrópole transcontinental, está estrategicamente localizada entre a Europa e a Ásia, dividida pelo Estreito de Bósforo. Sua posição geográfica a torna um dos maiores hubs aéreos do mundo.
O voo direto do Rio para Istambul não apenas facilita o acesso à Turquia, mas transforma o Rio de Janeiro em um ponto de conexão mais atrativo para todo o Leste Europeu e Ásia Central, incluindo a Geórgia.
Para o Turismo do Rio de Janeiro: Esta nova rota aérea e a parceria com a Geórgia representam a abertura de um novo corredor turístico. A Geórgia oferece um perfil de turista culturalmente engajado e com alto poder aquisitivo, o que contribui diretamente para a diversificação e o aumento da receita turística do Estado. Além disso, o voo direto consolida o Rio como um portão de entrada estratégico para a América do Sul.
Conexão Geórgia: A proximidade aérea de Istambul com a capital georgiana, Tbilisi, é um diferencial. A distância é de aproximadamente 1.320 km, tornando a conexão rápida e eficiente para os viajantes.
.jpg)
Presenças de Destaque:
A reunião contou com a participação de líderes e figuras-chave do setor, como Guilherme Abreu (Presidente da FC&VB-RJ), Tatiana D'Angello (CMO da FC&VB-RJ), Nilo Sérgio Felix (Subsecretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro), Zurab Mchedlishvili (Embaixador da Geórgia no Brasil), Cósmio Valério (Produtor de cinema e Presidente do Instituto Internacional de Cinema, Arte e Turismo - IICAT) e o empresário Márcio Gomes.
A FC&VB-RJ e a Setur-RJ reforçam o compromisso de buscar e consolidar parcerias internacionais que fortaleçam o Rio de Janeiro como um destino global de excelência.




