- Utilizar os widgets para dar credibilidade sem atrair demais o clique (com localização e tamanho certo)
- Aderir ao Tripadvisor e outras plataformas de comentários de clientes para ter um botão ‘’Oficial Hotel’’ ao lado das OTA´s (veremos em detalhes em um próximo artigo)
- Utilizar o seu próprio software de avisos clientes como o da Vinivi, que permite a inserção dos comentários no seu site (para evitar a evasão do cliente).
Faça a sua reserva em 2 minutos
Pensamento do internauta: ‘’Epa, vou reservar aqui rapidinho antes de ir dormir!’’E gratuito!
A base do marketing: oferta! Os clientes adoram receber pequenos brindes ou descontos. Quando oferecer um item ou um serviço, não apenas diga… GRITE! Se não fizer isto, o cliente não saberá que é gratuito e/ou oferecido. O cliente deve ver imediatamente o que é gratuito/incluído. Escreva em NEGRITO E BEM GRANDE!
Onde: – no site em geral e na página de tarifas e promoções – no email de confirmação Pensamento do internauta: Cada vez que olho a confirmação (por email ou por escrito), os detalhes da reserva estão resumidos em um lugar. Tenho que pagar o wi-fi neste hotel? Não! Está incluído!’’ #6 Informação geral A ideia é de informar em geral. Ser restrito demais é equivalente a dizer “vá embora” no tapete da entrada. Mais uma vez, utilize um visual simples e claro. Qual informação incluir? – As perguntas dos clientes no ato da reserva: check-in, check-out, serviços de lavanderia, formas de pagamentos… – Informação específica ao seu estabelecimento. Onde: – na página dos apartamentos e/ou promoções – no email de confirmação #7 Sua USP (unique selling proposition) Qual é o seu diferencial? Por que os seus clientes gostam do seu estabelecimento? Por exemplo: ‘’hotel 3 *, melhor preço/qualidade, centro de Curitiba’’ ou ‘’Hotel boutique com praia privativa’’… …. Use os argumentos de vendas do seu estabelecimento. Não tenha medo de escancará-los. # 8 O motor de reservas (Se eu colocasse em primeiro lugar, você pensaria que eu queria vender-lhe ReservIT …
) Seu site atrai, dá uma boa impressão, faz sonhar, tem credibilidade e antecipa as perguntas dos usuários da Internet. O motor de reservas gera a venda. Você pode implantar a melhor estratégia digital, mas se o seu site não oferece reservas on-line, os internautas vão usar outra vez as OTA´s. Se tiver um motor de reservas complicado, lento, instável, pouco atraente e sem segurança bancária, os internautas ainda vão usar outra vez as OTA´s. O motor de reservas deve ser uma continuação de sua estratégia de sedução, ou seja: inspirar com fotos, reassegurar com mensagens claras a estabilidade, velocidade e segurança. Muito mais do que um caixa de supermercado, o motor de reservas leva o usuário pela mão e impede que ele abandone o processo de compra. – Coloque bem visível o botão de reservas (cor brilhante e localização coerente) – Limite a sua oferta (categorias de quartos, pacotes, preços especiais) por dias de semana e estações. Escolhas em excesso complicam o processo de decisão e pacote de carnaval em abril não é ‘’winner’’! – Siga seus tag analytics para as páginas de reserva e analise os comportamentos de navegação dos internautas (especialmente dos desistentes) – Ofereça serviços extras por segmento de clientela, categorias e ocupação de quartos (Serviço de decoração romântica junto ao pacote “família” não é adequado!) – Personalize as condições de reserva e taxas de cancelamento por tarifa (internautas não gostam de ler textos longos e podem levar sustos vendo um texto comprido de condições) CONCLUSÃO (1) Cuidar bem da sua política de preços é essencial e deve ser impecável, mesmo que a sua clientela esteja sensível ou não aos preços. MAIS BARATO, MESMO PREÇO, mas nunca mais caro em seu site! (Nem por telefone ou balcão). Simplicidade e rapidez são as palavras-chave de toda a experiência de reserva. Não deixe o internauta pensar, antecipe perguntas e ofereça o que ele está procurando. Se for um pouco complexo, ele vai parar e ir para outro lugar. Este não é o objetivo! CONCLUSÃO (2) Grite & martele todos os seus argumentos (desde que sejam verdadeiros) (e com tato!) Se você não fizer, outros o farão (OTA’s, distribuidores, concorrentes) É A SUA VEZ AGORA! Aguardo com muito prazer seus comentários sobre este artigo, ideias que gostaria de compartilhar com os colegas hoteleiros, e sinta-se livre para compartilhá-lo nas redes sociais! Até breve! Anne Fontes: http://hotelmarketing.com/index.php/content/article/why_do_travelers_abandon_their_online_bookings http://www.artisan-referenceur.fr/ http://fredericgonzalo.com/ http://www.lhotellerie-restauration.fr/ http://www.leonardo.com/ http://www.marketingprofs.com/ http://www.eyefortravel.com/ http://www.marketingsherpa.com/ http://www.maintpress.com/




