VISITEC: IMERSÃO NO TURISMO RURAL SEGUE FORTE E CONSOLIDA TERESÓPOLIS

Em 30 de abril de 2026

Fotos: Lucas Marques

A imersão no turismo rural segue cada vez mais forte em Teresópolis. Em mais uma edição de sucesso, foi realizada nesta terça-feira, dia 28, mais uma ação do Projeto VISITEC. Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do turismo e fomentar o desenvolvimento das regiões rurais, a iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Turismo, reuniu servidores da pasta, guias de turismo, hoteleiros e operadores locais para uma vivência técnica no 3º distrito do município, consolidando o compromisso do governo Leonardo Vasconcellos em valorizar as riquezas do interior.

A ação proporcionou aos profissionais do trade turístico um contato direto com novos equipamentos, permitindo o alinhamento de estratégias para incluir essas experiências na prateleira de ofertas do município. A meta é clara: diversificar as opções para o visitante e, consequentemente, aumentar o tempo de permanência do turista em Teresópolis.

“Para a Secretaria de Turismo, a articulação entre o poder público e os empreendedores privados é o caminho para transformar o potencial do interior em um produto turístico competitivo e profissionalizado. A gestão do governo Leonardo Vasconcellos reafirma, por meio dessas ações, a prioridade em descentralizar o turismo, levando desenvolvimento econômico e valorização cultural para além do centro da cidade. Ao integrar esses novos equipamentos às rotas turísticas oficiais, Teresópolis se prepara para atrair um público cada vez mais exigente, que busca vivências autênticas, gastronomia de qualidade e a tranquilidade da vida no campo”, pontuou a secretária municipal de Turismo, Nina Benedito.

Fotos: Lucas Marques

Durante o passeio, com roteiro focado em experiências rurais e gastronômicas, o grupo iniciou a visita no Haras Florices, localizado em Vieira. Em uma recepção acolhedora, os participantes foram imersos em um autêntico clima rural, com um especial café da manhã pantaneiro preparado no tradicional fogo de chão. O equipamento turístico conta com uma infraestrutura completa voltada ao lazer e descanso, oferecendo atividades de equitação, lago para pesque e pague, estufa de verduras, redário para relaxamento e opções de hospedagem, integrando conforto e contato direto com a natureza.

“Gostaria de agradecer à Secretaria de Turismo, na pessoa da secretária Nina, por essa oportunidade que tem proporcionado a nós, guias, de conhecer esses lugares maravilhosos que Teresópolis tem, por meio do VISITEC. Obrigada ao prefeito por nos oportunizar essa experiência e a todos os envolvidos nesse projeto tão especial.”, agradeceu a guia de turismo Sandra Peçanha.

Dando prosseguimento à agenda, a equipe visitou o Tempero de Família, em Venda Nova. O local destaca-se como uma excelente opção para o atendimento de grupos, oferecendo café da manhã e almoço com a típica comida caseira da região. Com atendimento diferenciado, o estabelecimento reforça a capacidade de Teresópolis em oferecer infraestrutura gastronômica de qualidade para o turismo receptivo.

Fotos: Lucas Marques

A vice-presidente da Associação de Guias de Turismo de Teresópolis, Selma Viana, destacou a importância do VISITEC. “É muito importante para a gente conhecer os lugares, entender qual experiência o visitante vai vivenciar, para que possamos divulgar os espaços de forma correta, direcionando o cliente e garantindo que ele tenha uma boa experiência.”

Com foco no fomento e na promoção do destino Teresópolis, a realização dessas visitas técnicas é fundamental para que o trade turístico conheça, na prática, os diferenciais de cada empreendimento.

Karin Philipp, do setor de hotelaria de Teresópolis, destacou que a visita técnica é uma excelente oportunidade para conhecer novos atrativos da região rural. “Somos do setor de hotelaria e estamos conhecendo lugares onde nunca tínhamos ido antes. Agradeço à Secretaria de Turismo pela oportunidade. Está sendo muito proveitoso, porque essas visitas técnicas enriquecem nosso conhecimento e fortalecem um trade turístico muito bacana, que podemos indicar com segurança aos nossos hóspedes.”