JÚRI INTERNACIONAL RENOVA BANDEIRA AZUL NA PRAIA DO PERÓ

LEGALIZAÇÃO DOS JOGOS VOLTA À PAUTA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS
16 de setembro de 2019
LEI DA LIBERDADE ECONÔMICA É SANCIONADA COM EMENDA DO DEPUTADO LAÉRCIO SOBRE DUPLA FISCALIZAÇÃO
28 de setembro de 2019

A Bandeira Azul vai tremular na Praia do Peró, em Cabo Frio, na próxima temporada do verão. Em reunião realizada em Copenhagen (Dinamarca), o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul avaliou as indicações dos países do Hemisfério Sul e renovou o certificado internacional para a praia da Região dos Lagos. Também foi aprovada a indicação da Prainha, no Rio. As duas serão as únicas a terem o selo de qualidade para o próximo verão. No Peró, a cerimônia de hasteamento está prevista para o dia 13 de novembro, dia do aniversário de Cabo Frio.

— Uma grande vitória, do Peró e de Cabo Frio. Fizemos o dever de casa. Garantimos a certificação até novembro DE 2020. Até lá faremos as obras definitivas. Todos os envolvidos estão de parabéns – disse o Secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Mário Flávio Moreira.

A Bandeira Azul é resultado de uma luta antiga da comunidade do Peró, que há cinco anos solicitou o certificado internacional em reunião com a Coordenadora Nacional do projeto, Leana Bernardi. A Praia do Peró tem 7,2 quilômetros de extensão e atende o principal requisito das praias que têm a Bandeira Azul: a qualidade da água, sem qualquer resquício de poluição. O certificado abrange um trecho de 500 metros na área urbana do balneário.

— Todos aqueles que lutam para a preservação da qualidade ambiental da Praia do Peró estão comemorando. Mas também vão insistir na cobrança de obras estruturais na orla que foram adiadas para após o verão – disse Roberto Saci, do Movimento Amigos do Peró, que reivindicou a Bandeira Azul.

Em reunião há 15 dias com o presidente da Comissão de Turismo da Alerj, deputado Welbert Rezende, os Amigos do Peró pediram ajuda do estado para melhorias urgentes no acesso e sinalização das vias de acesso a única praia do interior do estado a ter a Bandeira Azul. O presidente da Federação dos Conventions Bureau, Marco Navega, disse que o certificado internacional melhorou a qualidade do turismo no balneário, em especial nos dois hotéis recentemente inaugurados na orla.

— Uma ótima notícia, mas vamos cobrar da prefeitura as obras prometidas para o início de março. Já tivemos muitos avanços, mas precisamos de obras de mobilidade urbana, saneamento e segurança – complementou Machado Silva, dos Amigos do Peró, acrescentando que o hasteamento deverá contar com a presença da Banda dos Fuzileiros Navais.

As praias aprovadas são:

Praia do Tombo, Guarujá – SP   

Prainha, Rio de Janeiro – RJ

Praia da Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, Salvador – BA

Praia da Lagoa do Peri, Florianópolis – SC

Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC

Praia do Peró, Cabo Frio – RJ

Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC

Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC

Praia de Piçarras, Balneário Piçarras – SC

Praia de Guarajuba, Camaçari – BA

Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC

Praia de Mariscal, Bombinhas – SC

Praia da Malhada, Jijoca de Jericoacoara – CE

Praia da Saudade (Prainha), São Francisco do Sul – SC

 Foto de Leonardo Monteiro

Os comentários estão encerrados.